quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

O processo de doação de órgãos e tecidos do Hospital Geral Roberto Santos, maior hospital da rede SUS do Norte e Nordeste, é tema de um trabalho acadêmico apresentado recentemente no Congresso Luso-Brasileiro de Transplantes, realizado na cidade de Coimbra, em Portugal. O trabalho, único das regiões Norte e Nordeste do Brasil a figurar na programação oficial do evento, também foi mostrado, em forma de pôster, no Congresso Europeu de Doação de Órgãos na Croácia.
De acordo com a assistente social Elisângela de Souza Santos, que apresentou o trabalho em Coimbra ao lado do médico José Roberval Ferreira de Oliveira, coordenador da Comissão de Revisão de Óbitos (CRO) do Hospital Roberto Santos, a comunicação oral "O processo de doação de órgãos e tecidos: a experiência do Hospital Geral Roberto Santos" foi uma construção em equipe, a partir da experiência da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos (CIHDOTT).
"Trata-se de um estudo de caso, de caráter exploratório descritivo com abordagem qualitativa, cujo objeto de estudo foi o processo de doação de órgãos e tecidos no HGRS", afirma a profissional. Ainda segundo Elisângela, o trabalho é fruto da dissertação de mestrado do Programa de Políticas Públicas, Gestão do Conhecimento e Desenvolvimento Regional da Uneb - Universidade do Estado da Bahia - e deverá integrar, em forma de resumo, o conteúdo de uma publicação especializada em transplantes na Itália.
Elisângela de Souza Santos também ostenta, em seu currículo, trabalhos apresentados em Portugal, Espanha, Argentina e em eventos nacionais e locais, a exemplo dos Congressos Brasileiro e Baiano de Serviço Social e Congresso Brasileiro de Transplantes.
B.F. - DRT/Ba 1158
/hgrs/portugal

Nenhum comentário:

Postar um comentário