terça-feira, 28 de setembro de 2010

Cidadania X Doação de Sangue

Ao contrário do que muita gente pensa, doar sangue não é um bicho de sete cabeças e pode ser bem simples.

Para que não falte sangue para os pacientes é preciso que a doação seja feita regularmente, e não apenas nos períodos de campanhas (como nas férias escolares ou em grandes manifestações populares, como o Carnaval e São João), cujo principal objetivo é reforçar os estoques de sangue por serem as épocas mais criticas do ano.

Programe-se para doar pelo menos duas vezes por ano. Você pode agendar sua doação de sangue quando tiver maior disponibilidade de tempo evitando os longos períodos de espera. E o melhor, doar sangue é um gesto que pode salvar vidas.

A Fundação Hemoba com sede em Salvador, na Avenida Vasco da Gama, tem convênio com hospitais em vários municípios do Estado da Bahia - Santo Antônio de Jesus, Alagoinhas, Jequié, Vitória da Conquista, Feira de Santana, Teixeira de Freitas, Camaçari e outros –  e abastece cerca de 40 hospitais e clínicas da rede pública e conveniada ao SUS, mantendo nos mesmos, estoques estratégicos para o atendimento de pacientes cirúrgicos, politraumatizados, com doenças graves,  e para reverter situações de risco daqueles que dependem de sangue e de seus componentes.

Sabemos que, principalmente, a falta de informação em saúde está dificultando  que se exerça a solidariedade e o dever social da doação de sangue, levando os hospitais a uma situação crítica, com estoque abaixo do que é necessário para  atender os pacientes que precisam de transfusão.
Não podemos esquecer que, a cada dia, a população aumenta nas áreas urbanas e, infelizmente temos convivido com todo tipo de violência, inclusive aquelas que causam hemorragias, expondo pessoas a risco de vida, o que é agravado pela situação de carência de sangue nos hospitais e exige, de cada um de nós, um empenho maior, na mobilização de novos doadores de sangue.

Requisitos para doação:
-   Estar em boas condições de saúde.
-   Ter entre 18 e 65 anos.
-   Estar alimentado, evitando alimentação gordurosa até 4 horas antes da doação.
-   Ter peso igual ou superior a 50 Kg.
-   Ter dormido pelo menos 6 horas.
-          Trazer carteira de identidade, carteira de motorista, carteira de reservista, carteira de trabalho, passaporte, carteira de conselho regional ou documento equivalente com foto recente.

Alguns impedimentos temporários:
-          Estar gripado ou com febre.
-          Até um ano após da aplicação de tatuagem ou piercing.
-          Estar grávida, 3 meses após o parto ou amamentando.
-          Ter ingerido bebida alcoólica até 12 horas antes da doação.
-          Não devem ser aceitos para doação, candidatos que não tenham condições de interromper atividades que apresentem risco para si ou para outros por, pelo menos 24 horas após a doação.   

Alguns impedimentos definitivos:
-    Homens e mulheres com vários (as) parceiros (as) sexuais.
-    Se você teve hepatite após os 10 anos de idade.
-          Pessoas que usam drogas ou tóxicos.
-          Pessoas que se utilizam de material pérfuro-cortante ou que entram em contato com sangue humano, para desenvolver certas atividades.
-          Parceiros sexuais de pessoas doentes ou portadores do HIV.
-          Quem tiver sido contaminado com alguma doença sexualmente transmissível.
-          Outras condições serão avaliadas pelo profissional que fará a sua avaliação de saúde.

Após 60 dias de doação, os homens podem voltar a doar sangue, sendo no máximo de 4 doações por ano. Para as mulheres, o intervalo entre as doações é de 90 dias, sendo no máximo 3 doações por ano.

A doação pode ser feita:
Ø  Na sede da Fundação Hemoba, na Av. Vasco da Gama, ao lado do Hospital Geral do Estado, em dias úteis no horário de 7h 30min às 18h 30min, e aos sábados de 7h 30min às 12h 30min.


Doar sangue não engorda ou emagrece, não traz vício, e não transmite doença durante a retirada do sangue, pois todo material utilizado é descartável.


10 comentários:

  1. IMPORTANTE SABER,

    No Brasil, trabalhador sob o regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) poderá deixar de comparecer ao serviço, sem prejuízo do salário, por um dia, em cada doze meses de trabalho, em caso de doação voluntária de sangue devidamente comprovada (art. 473 da CLT). Os funcionários públicos civis federais, sem qualquer prejuízo, podem se ausentar do serviço por um dia para doação de sangue, sem limite anual de doações (art. 97 da Lei nº 8.112/1990).
    ANA SABRINA 8° SEMESTRE VASCO DA GAMA

    ResponderExcluir
  2. Adoação de sangue é um gesto
    de solidariedade simples e
    rápido que pode salvar muitas
    vidas. Em São José dos Campos, o
    Serviço de Hematologia e Hemoterapia
    realiza campanhas reforçando
    a importância da doação e (graças à
    solidariedade da população) tem
    mantido os estoques de sangue
    estáveis para realizar o atendimento
    a mais de 30 hospitais e clínicas da
    região, entre eles o Hospital Municipal
    e o Pio XII.
    Segundo o médico e diretor do
    Serviço de Hemoterapia, Cláudio
    Pessoa de Melo, a doação de
    sangue deve tornar-se um hábito
    em nossas vidas.
    “Devemos pensar que com
    apenas uma doação podemos salvar
    até três vidas. Se hoje alguém
    precisa do nosso sangue, amanhã,
    podemos ser nós a precisar”,
    explica.
    Diariamente, pacientes que
    sofreram acidentes, vítimas de
    violência, crianças, pacientes com
    câncer, entre outros, precisam de
    uma transfusão para
    viver.

    ResponderExcluir
  3. Projeto Vida por Vidas!!!

    Projeto Vida por Vidas foi realizado pela primeira vez no estado do Rio Grande do Sul em abril de 2005. Impactado pelos resultados, parte do estado de São Paulo resolveu apoiar o projeto, realizando a campanha em setembro do mesmo ano. Em uma iniciativa inédita, foram arrecadadas cinco mais de dez mil bolsas de sangue só no primeiro ano. Com o tema “Ele deu tudo para você doar um pouco” a ideia era comparar o sacrifício de Jesus Cristo na cruz, comemorado na Páscoa pelos cristãos, doando vida à humanidade, ao ato de doar sangue, salvando vidas; mobilizando assim a sociedade para esta grande ação social. De lá para cá, muitas cidades, Estados e países foram integrados a campanha, que bateu recordes de captação de doadores. Peças publicitárias de outdoor, veiculação de propagandas em rádio, televisão e jornais, entre outros, passaram a ser utilizadas dando mais visibilidade ao projeto; promovendo também a orientação da população sobre a importância de ser um doador de sangue. Em 2006, durante as comemorações do Dia Mundial do Doador Voluntário, em Washington, nos Estados Unidos, o Projeto Vida por Vidas foi homenageado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), como “Campanha de destaque da Organização Pan-Americana da Saúde”. Além da Páscoa, outras datas passaram a fazer parte do calendário da campanha, como o Dia Mundial do Doador de Sangue (14 de junho), e o Dia do Jovem Adventista (19 de setembro). O Projeto Vida por Vidas é coordenado pelos jovens da Igreja Adventistas do Sétimo Dia, e desde 2006 faz parte do calendário de atividades oficiais da Igreja em toda a América do Sul. Hoje o Vida por Vidas conta com doações trimestrais, o que mantém uma regularidade dos doadores. O grande objetivo é suprir a demanda dos estoques de sangue nos hospitais e hemocentros, através do estabelecimento do hábito de doar sangue e também da conscientização de cada cidadão, quanto à importância de ser um doador regular.

    Não faLta sangue... faltam pessoas..
    SEJA UM DOADOR!



    Segue abaixo o endereço eletronico
    do projeto:

    www.vidaporvidas.com.br

    MAYANA MAGNO - SERVIÇO SOCIAL/8º SEMESTRE

    ResponderExcluir
  4. antes da doaçao de sangue o cliente passa por uma entrevista de triagem clinica feita pela medica assistente ou enfermeira,na qal se avaliam as condicoes. que podem ser detectadas problemas adicionais que impeçam a doacao de sangue
    ex:
    .ingerir bebidas alcoolicas nas 24 hs que antecedem a doaçao.
    .ter tido mais de 3 parceiros sexuais nos ultimos res meses

    ResponderExcluir
  5. como ato de cidadania tem de e ressaltar que a saude é direito de todos e dever do estado garantido mediante politicas sociais e economicas que visem a reduçao do risco de doencas e de outros agravos e ao acesoo universal e igualitario ás ações e serviços para a sua promoção e proteção

    ResponderExcluir
  6. É muito importante esse tipo de informação, pois tanto a doaçõa de sangue como os transplantes no Brasil,são poucas divulgadas.Talvez por uma questão cultural, as pessoas se interessam mais por informações quando realmente passam pela necessidade de ter um ente querido ou a própria pessoa precisando de tais serviços.

    ResponderExcluir
  7. Alguém pode responder a minha tamanha ignorância, ... por que o Brasil não faz igual ao Estados Unidos , que pagam um valor em dinheiro para cada doação de sangue, tenho certeza que essa situação de falta de bolsas de sangue, iria diminuir expressivamente.

    ResponderExcluir
  8. A doação de sangue é um ato de solidariedade e de humanidade... Que bom seria se todos os brasileiros tivessem o entendimento que a doação pode salvar muitas vidas, basta cada um fazer a sua parte!

    Edna Maria Conceição - Vasco da Gama, 8º Noturno

    ResponderExcluir
  9. Vivemos em um pais capitalista.no entanto nossos atos não devem ser pautados em uma relação de troca.doar sangue é mais que um gesto de solidariedade é um gesto racional dos que tem um olhar humanistico acerca da necessidade do outro que outrora poderá ser sua propria necessidade.

    ResponderExcluir
  10. Doar sangue é doar vida, o nosso sistema de doação e transfusão de sangue é um dos mais moderno do mundo. O controle é rigoroso, com tecnologia de ponta e cumpre todas as normas vigente. A segurança é garantida e oferece uma estrutura completa. A doação de sangue é feita da sede do STS, na Rua do Limoeiro, em Nazaré, de segunda a sexta-feira, das 07:00h às 12:30h.

    ResponderExcluir